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Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (Mestrado)

PROCESSO SELETIVO

O Reitor da Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos interessados, por meio do presente Edital, as normas para seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Área de concentração:

Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento.

Linhas de pesquisa:

  • Tecnologias de Informação e da Comunicação.
  • Uso e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Atos Legais de Autorização:

O curso, recomendado pela CAPES, em 25 de outubro de 2010, de acordo com o Ofício n.º 054-24/2010/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, destina-se aos portadores de diploma de bacharelado, licenciatura plena ou superior de tecnologia, reconhecidos pelo MEC, em qualquer área do conhecimento. 

Sobre as vagas:

Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas por ano.

Observações sobre as Disciplinas Isoladas:

  • A FUMEC/FACE se reserva o direito de não oferecer as disciplinas, caso não haja o número mínimo de 05 (cinco) participantes.
  • Disciplinas do ano letivo de 2024 serão ministradas presencialmente, com aulas filmadas e gravadas por meio de plataformas digitais.
  • Todas as datas e horários estão sujeitos a alterações, conforme disponibilidade do(a) Docente.

Período de inscrição:

As inscrições serão realizadas em regime de fluxo contínuo, com entrada a cada dois meses, observado o limite de vagas.

Local de inscrição:

A inscrição será efetivada mediante o envio dos documentos, digitalizados, no formato PDF, via e-mail, para os seguintes endereços eletrônicos: secmestrado@fumec.br e secretariaticgc@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para o 18º Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação e estão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Documentação exigida:

A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição disponibilizado no site do Curso de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento, disponível eletronicamente em: Faça aqui sua inscrição, devidamente preenchido, assinado e digitalizado, no qual deverá constar a linha de pesquisa escolhida pelo candidato: a) Tecnologias de Informação e da Comunicação ou b) Uso e Gestão da Informação e do Conhecimento;
  • Comprovante de pagamento da inscrição: R$ 100,00 (cem reais), que deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso.  Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de desistência ou ausência, a qual será revertida exclusivamente para os gastos inerentes à realização do presente certame;
  • 01 (uma) via digital do Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico: http://lattes.cnpq.br/, obrigatório no caso de candidato brasileiro. O candidato estrangeiro que não tiver Currículo Lattes deve anexar o Currículo Científico similar ou seu Currículo Vitae.

No caso da apresentação de documento atestando que o candidato irá colar grau no final do corrente semestre ou que se formou e está aguardando o diploma, fica expressamente definido que a não apresentação injustificada do respectivo diploma, dentro do prazo estipulado pela Universidade em documento próprio, implica a imediata reprovação do candidato no presente certame, rescindindo de pleno direito qualquer contrato de prestação de serviços entabulado entre as partes referente ao objeto deste Processo Seletivo, bem como elidindo a possibilidade de restituição de valores pagos a título de inscrição e referentes à prestação de serviços já realizada.

Etapas da Seleção:

Primeira Etapa (classificatória e eliminatória)

A 1ª Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na realização de uma redação, com duração máxima de 1 (uma hora) e terá o valor de 100 (cem) pontos

  • As provas acontecerão na modalidade à distância (online), por meio da Plataforma Google Forms.
  • Os candidatos serão classificados (aprovados no limite das vagas) em ordem decrescente, considerando a nota obtida na prova da Primeira Etapa.
  • O resultado da Primeira Etapa será divulgado publicamente e afixado na Secretaria do Programa, na Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte – MG.

Segunda Etapa (eliminatória)

A 2ª Etapa consistirá em avaliação dos candidatos que foram aprovados na Primeira Etapa, observados os seguintes procedimentos e critérios que, somados, resultará em escore de até 100 (cem) pontos:

  • Entrevista (On-line);
  • Avaliação do Curriculum vitae ou Lattes;
  • Avaliação do tema/ideia de pesquisa (informados no formulário de inscrição).

Matrícula

a matrícula deverá ser efetivada em até 5 (cinco) dias, contados da divulgação do resultado final.

Documentos complementares para matrícula:

A matrícula será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela da semestralidade, assinatura e entrega do contrato de prestação de serviços educacionais, bem como o envio da seguinte documentação digitalizada por meio do endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br  e secretariaticgc@fumec.br:

  • Requerimento de Matrícula (disponível na Secretaria do Programa), devidamente preenchido, assinado pelo candidato e digitalizado;
  • Comprovante de Pagamento da Matrícula (quando da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais);
  • Carteira de Identidade ou de documento que a substitua legalmente;
  • CPF;
  • 01 (uma) foto 3 x 4 (recente);
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Fotocópia do Histórico Escolar da Graduação;
  • Diploma de curso superior, em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de graduação tecnológica, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau até o final do semestre corrente, ou que ele se formou e está aguardando a expedição do diploma;
  • No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.

Início das aulas:

O início das aulas do Curso de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento, é definido conforme o Calendário do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento/PPGTICGC da Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas presencialmente na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário) Edifício Sede 1º andar, B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo filmadas, transmitidas e gravadas.

Funcionamento do curso:
O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos, quando houver demanda. As aulas das disciplinas acontecem das 19h (dezenove horas) às 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos).

Informações gerais:

Endereço: Rua Cobre, 200 – prédio D Sede/Reitoria – B. Cruzeiro / Belo Horizonte – MG  – 30.310-190;
Informações Acadêmicas: (31) 3280-5000 / sec-mestrado@fumec.br
Informações Financeiras: (31) 3228-3068 ou 3228-3069  / contasareceber@fumec.br

EDITAL do 18 º processo seletivo para o curso de mestrado em tecnologia da informação e comunicação e gestão do conhecimento.

Mais informações sobre o curso

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