Contato pelo whatsapp

Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento (Doutorado)

PROCESSO SELETIVO

Área de Concentração:

Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento.

Linhas de pesquisa:

  • Tecnologias de Informação e da Comunicação.
  • Uso e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Período de inscrição:

As inscrições serão realizadas em regime de fluxo contínuo, com entrada a cada dois meses, observado o limite de vagas.

Número de vagas:

Serão ofertadas 06 (seis) vagas, por processo seletivo.

Local para inscrição:

A inscrição será efetivada mediante o envio, via e-mail, dos documentos digitalizados, em formato PDF, para os seguintes endereços eletrônico: secmestrado@fumec.br e secretariaticgc@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para o 11.º Processo Seletivo do Curso de Doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Os documentos também poderão ser enviados pelos Correios para FACE/FUMEC, para o seguinte endereço: Rua Cobre, nº 200 – B. Cruzeiro – prédio A/FACE I, sala A218, Belo Horizonte –MG / CEP. 30.310-190.

Documentação exigida:

  • Formulário de Inscrição, devidamente preenchido, assinado e digitalizado, no qual deverá constar a indicação da linha de pesquisa escolhida pelo candidato (candidatos com necessidades especiais deverão indicar, em campo próprio do formulário de inscrição, as condições necessárias para sua participação neste concurso);
  • 01 (uma) foto 3×4 (recente);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), que deverá ser paga por meio de boleto bancário impresso.
  • Diploma e do histórico escolar do curso de graduação, expedidos por estabelecimento reconhecido oficialmente;
  • Diploma e do histórico escolar do curso de mestrado recomendado pela CAPES;
  • 01 (uma) via digital do Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq, acesso pelo sítio eletrônico: http://lattes.cnpq.br/, obrigatório no caso de candidato brasileiro. O candidato estrangeiro que não tiver Currículo Lattes deve anexar o Currículo Científico similar ou seu Currículo Vitae; em ambos os casos acompanhados de documentos comprobatórios;
  • Comprovante de aprovação em exame de proficiência em língua inglesa, além de em uma segunda língua estrangeira, à escolha do candidato. A certificação de proficiência em segunda língua estrangeira deve ser reconhecida oficialmente pelo governo do país de origem. Serão aceitos certificados de aprovação em exames de proficiência de língua estrangeira realizados pelo: CENEX/ FALE/UFMG, acesso pelo sítio eletrônico: https://cenex.letras.ufmg.br/ , para cursos de Pós-Graduação nos últimos 03 (três) anos ou de acordo com prazo vigente no documento;
  • Para o candidato estrangeiro de países lusófonos, não será demandado o exame de proficiência em língua portuguesa. Aos demais candidatos estrangeiros será demandado o exame de proficiência em língua portuguesa com nota mínima de 50% (cinquenta) por cento;
  • Carta de Intenções detalhando o plano de estudos para o período de 03 (três) anos do Doutorado;
  • 01 (uma) via digital da Dissertação de Mestrado;
  • 01 (uma) via digital do Pré-Projeto de Tese, no máximo, 20 (vinte) laudas digitadas. O candidato deve explicitar a linha de pesquisa para a qual se inscreve;
  • 02 (duas) cartas de recomendação elaboradas por portadores do título de doutorado, em quaisquer áreas do conhecimento, externos à FUMEC. As cartas de recomendação devem ser encaminhadas diretamente pelo autor da carta para o e-mail: sec-mestrado@fumec.br;

A não observância de qualquer dos itens do processo de inscrição implicará na eliminação automática do candidato.

Etapas da Seleção (consulte o Edital ao final da página):

A seleção para o Curso de Doutorado será realizada com periodicidade de 02 (dois) meses, observado o limite de 6 vagas e em 3 (três) etapas, de caráter eliminatório e classificatório.

Primeira Etapa (eliminatória)

Prova de conhecimentos, com consulta e duração de 04 (quatro) horas, sobre o tema e de acordo com a linha de pesquisa inscrita e bibliografia indicada.

  • A primeira etapa consiste na realização de prova de conhecimentos, de natureza eliminatória e terá o valor de 400 (quatrocentos) pontos, devendo o candidato obter, no mínimo, 60% (sessenta por cento) desse valor, ou seja, 240 (duzentos e quarenta) pontos, para ser aprovado nessa primeira etapa. Serão avaliados os seguintes itens: estruturação do texto e abordagem do tema proposto.
  • A prova será realizada de forma remota (on-line) a partir de qualquer local
    físico adequado, à escolha do candidato (a), por meio da plataforma Google
    Forms.
  • O resultado da primeira etapa será divulgado nesta página.


Segunda Etapa (eliminatória)

avaliação oral do pré-projeto e do plano de estudos, seguida de entrevista e arguição, pela Comissão Examinadora. Esta etapa terá o valor de 250 (duzentos e cinquenta) pontos e será exigida a estrutura para o Pré-Projeto. Serão avaliados os seguintes itens: Pré-Projeto (100 pontos); Entrevista (100 pontos) e Carta de Intenções (50 pontos).

O candidato deverá obter, no mínimo, 60% (sessenta por cento) desse valor, ou seja, 150 (cento e cinquenta) pontos, para ser aprovado nessa etapa.

Terceira Etapa (eliminatória)

análise do Currículo Lattes e carta de intenções, com
valor de 350 (trezentos e cinquenta) pontos. Serão pontuadas: i) Produção bibliográfica seguindo os critérios de qualificação constantes dos documentos da área comunicação e informação da CAPES (150 pontos) e ii) Atuação Profissional, ou seja, maior tempo na atividade comprovados (200 pontos). O candidato deverá obter, no mínimo, 60% (sessenta por cento) desse valor, ou seja, 210 (duzentos e dez) pontos, para ser aprovado nessa etapa.

O candidato que discordar da pontuação que lhe foi atribuída nas avaliações realizadas poderá interpor recurso, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contado da divulgação do resultado de cada etapa.

Resultado Final:

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado por meio de lista contendo os candidatos classificados (aprovados no limite das vagas oferecidas) em ordem alfabética e a convocação para a matrícula será divulgada oficialmente pela Secretaria do Curso.

Matrícula:

As matrículas devem ser realizadas em até 5 dias após a divulgação do resultado final.

Documentos complementares para matrícula que serão enviadas para o endereço eletrônico sec-mestrado@fumec.br e secretariaticgc@fumec.br

  • Apresentação do comprovante de pagamento da matrícula (disponível na Tesouraria da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC), concomitante à assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
  • Documento oficial de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço
  • 01(uma) foto 3×4 (recente);
  • Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de Graduação, expedidos por estabelecimento reconhecido oficialmente;
  • Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de Mestrado recomendado pela CAPES (atas de aprovação de defesa ou de emissão de diploma em andamento somente poderão ter, no máximo, doze meses de expedição. O candidato que apresentar ata de defesa da dissertação de Mestrado, deverá apresentar o diploma expedido até o final do primeiro ano do curso);
  • No caso de candidatos estrangeiros, serão exigidos os documentos regulamentados pela legislação específica.

Início das aulas:

O início das aulas do Curso de Doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento observará o Calendário do Programa de Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento/PPGTICGC, a ser definido pela Universidade FUMEC. As aulas serão realizadas presencialmente na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário), Edifício Sede 1º andar, B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo filmadas, transmitidas e gravadas.

Funcionamento do curso:

O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos, quando houver demanda. As aulas das disciplinas acontecem das 19h (dezenove horas) às 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos).

Observações:

A faculdade de ciências empresariais (FACE) da universidade FUMEC reserva-se o direito de não oferecer o curso, caso o número de matriculados seja de apenas 01 (um) aluno.

Mais informações sobre o curso

clique aqui Inscreva-se Empresas Conveniadas