Contato pelo whatsapp

Processos Construtivos (Mestrado)

Curso de Mestrado em Processos Construtivos da Universidade FUMEC tem como proposta contribuir para o desenvolvimento tecnológico da construção civil no país, através da capacitação de profissionais da Engenharia Civil e áreas afins e do desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos materiais e processos construtivos.

Como um Mestrado Profissional, o curso tem como prioridade desenvolver uma estreita relação com empresas do setor da construção civil, através de consultorias e parcerias, no sentido de identificar e atender suas demandas imediatas, quanto à melhoria no desempenho de materiais e das técnicas construtivas, buscando sempre a redução dos custos, a maximização do seu desempenho e a sustentabilidade.

Linhas de Pesquisa:

  • Materiais e Processos Construtivos

Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento teórico/experimental e o aprimoramento dos processos construtivos utilizados na construção civil, relacionados às estruturas em concreto, madeira, aço e mistas, que permitem a construção adequada das edificações e das diversas estruturas urbanas. Contribui também para a melhoria dos materiais supracitados e para o desenvolvimento de novos materiais.

  • Sustentabilidade e Infraestrutura Urbana

A sustentabilidade visa a identificação e a busca de soluções tecnológicas que permitam mitigar os impactos ambientais decorrentes da construção civil, destacando-se o uso eficiente dos recursos naturais, o emprego de materiais renováveis, recicláveis, reutilizáveis e atóxicos, o desenvolvimento de técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, a busca de alternativas técnicas que permitam a racionalização no uso da água, o controle das emissões atmosféricas, a gestão adequada dos resíduos sólidos gerados na construção civil, a eficientização energética, a arquitetura bioclimática, a adequação às normatizações técnicas e a redução das emissões de CO 2 geradas em todo o processo construtivo e ao longo do ciclo de vida dos materiais. A infraestrutura urbana visa o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das técnicas construtivas relacionadas ao saneamento básico, segurança, mobilidade urbana, entre outras atividades afins.

Coordenadora do Curso:
Prof.ª Dra. Edna Alves Oliveira
Mestre e Doutora em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atos Legais de Autorização:
Recomendado e autorizado O CAPES, em 17 de setembro de 2013, de acordo com o Ofício nº 242-22/2013/CTC/CAAIII/DA V/CAPES

O Curso de Mestrado Profissional em Processos Construtivos da Universidade FUMEC constitui uma atividade de pesquisa e capacitação profissional, sendo destinado a pessoas portadoras do diploma de bacharel, reconhecido pelo MEC, em Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Das Vagas: 20 (vinte) vagas anuais para 2024.

Inscrição: Caso as vagas ofertadas para o Mestrado em Processos Construtivos não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a critério do Colegiado de Pós-Graduação, poderá ocorrer seleção ao longo do ano 2024, em regime de fluxo contínuo;

Local de inscrição: A inscrição somente será efetivada mediante o envio dos documentos digitalizados, no formato PDF via e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: sec-mestrado@fumec.br, descrição do assunto: Inscrição para o 17.º Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Processos Construtivos.

Documentação exigida:

A inscrição para o processo de seleção somente será efetivada mediante ao envio dos seguintes documentos:

  • Formulário digital disponível em faça aqui sua inscrição (aba abaixo), realizar a impressão, assiná-lo e digitalizá-lo;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), que deverá ser paga por meio do boleto bancário disponível no endereço http://ppg.fumec.br/pc/mestrado;
  • Histórico escolar de graduação (Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo) e de pós-graduação (se for o caso);
  • Curriculum vitae ou currículo extraído da Plataforma CNPq – Lattes;
  • Cópia diploma de curso superior, (Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo) em nível de bacharelado, licenciatura plena ou de graduação tecnológica, reconhecidos pelo MEC, em quaisquer áreas do conhecimento, ou documento atestando que o candidato vai colar grau no final do corrente semestre, ou que ele se formou e está aguardando diploma;
  • Caso o candidato apresente documento atestando que irá colar grau até o término do corrente semestre ou que se formou e está aguardando a expedição do diploma, a não apresentação injustificada do diploma, no prazo estipulado pela Universidade, implicará a imediata reprovação do candidato, considerando-se rescindido, de pleno direito, o contrato de prestação de serviços educacionais entabulado entre as partes.

Etapas de Seleção:

Primeira etapa

A primeira etapa será realizada a prova de conhecimento em língua inglesa, de caráter eliminatório e que observará ao seguinte:

  • A prova de inglês será agendada pela Coordenação do Programa. A prova acontecerá na modalidade à distância (on-line), por meio da plataforma Google Forms e terá a duração total de 1h30min.
  • A prova terá o valor de 100 (cem) pontos, sendo que os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) do total de pontos, serão classificados para a segunda etapa do certame;
  • O resultado da primeira etapa será divulgado no endereço http://ppg.fumec.br/pc/mestrado/ e afixado na Secretaria do Curso, juntamente com a lista dos candidatos, com a indicação do dia e o horário das entrevistas.

Segunda etapa

As entrevistas acontecerão na modalidade à distância (on-line), divulgação do resultado final serão listados, em ordem alfabética, divulgados, pela Secretaria do Curso de Mestrado, sendo os candidatos classificados e os aprovados no limite de vagas oferecidas. Os candidatos habilitados na primeira etapa, independentemente de requerimento, passarão à segunda etapa do processo seletivo, que consistirá no seguinte:

Análise do curriculum vitae, observando-se:

  • A formação acadêmica (graduação e especialização) (20 pontos);
  • A experiência profissional (acadêmica, técnica e gerencial) (10 pontos);
  • A experiência em pesquisa (bolsa de iniciação científica, artigos publicados em periódicos ou eventos nacionais ou internacionais), estar cursando e/ou ter cursado (com aprovação) disciplinas isoladas em Cursos de Mestrado similares ao Curso de Mestrado Profissional em Processos Construtivos (10 pontos).
  • Análise do histórico escolar, observando-se:
  • O desempenho nas disciplinas de graduação e pós-graduação que tenham afinidade com a área do Mestrado Profissional em Processos Construtivos (20 pontos);
  • O resultado da prova de língua inglesa (30 pontos);
  • Entrevista, que terá por objetivo avaliar:
  • A disponibilidade para dedicação efetiva ao curso (4 pontos);
  • O tema de investigação de interesse do candidato e sua compatibilidade com as linhas de pesquisas estabelecidas (3 pontos);
  • O interesse em atividades de pesquisa (3 pontos).

Resultado final

O resultado final do Processo Seletivo e a convocação para a matrícula serão divulgados, pela Secretaria do Curso de Mestrado.

Matrículas:

Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão efetuar as matrículas.

A matrícula será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela, assinatura e entrega do contrato de prestação de serviços educacionais, na Secretaria do Curso de Mestrado em Processos Construtivos e no Setor Financeiro da Universidade FUMEC.

Início das aulas:

O início das aulas do Curso de Mestrado Profissional em Processos Construtivos está previsto para março de 2024 . As aulas serão realizadas, presencialmente, na Rua Cobre, 200 (Campus Universitário), B. Cruzeiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, facultado o sistema remoto, enquanto permitido pela CAPES/MEC.

Horário, dias/semana e local de funcionamento do curso:

O curso possui flexibilidade na oferta de disciplinas optativas durante a semana, em períodos diurnos e noturnos. Inicialmente, as disciplinas serão oferecidas de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 18h10min (dezoito horas e dez minutos) às 22h (vinte e duas horas), sendo facultado aos sábados, de 08h (oito horas) às 12h (doze horas).

INFORMAÇÕES GERAIS:

Rua Cobre, nº. 200, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte/MG, CEP 30.310-190
Tel: (31) 3280-5000

Consulte condições de pagamento pelo telefone (31) 3228 3068 ou 3228 3069

EDITAL do 17º processo seletivo do curso de mestrado profissional em processos construtivos da faculdade de engenharia e arquitetura

Mais informações sobre o curso

clique aqui