Contato pelo whatsapp

Gerenciamento de Projetos Aplicados na Engenharia e Arquitetura

Conheça seu curso

O curso de Gestão de Projetos tem como objetivo capacitar os participantes a planejar, executar, monitorar e concluir projetos de forma eficiente, utilizando metodologias, ferramentas e boas práticas reconhecidas internacionalmente, conforme melhores práticas e padrões internacionais, como PMBOK, metodologias ágeis e modelos híbridos. Busca desenvolver habilidades técnicas e comportamentais necessárias para conduzir projetos com qualidade, dentro do prazo e do orçamento, promovendo a integração de equipes, a gestão de riscos, a comunicação eficaz e a tomada de decisão estratégica.

Além disso, o curso visa aprimorar a capacidade de análise crítica, organização e liderança, preparando os profissionais para atuar em ambientes dinâmicos e competitivos, contribuindo para o alcance dos resultados e objetivos organizacionais. Desenvolver e agregar novos conhecimentos e habilidades aos profissionais envolvidos na gestão de empreendimentos, principalmente nos perfis de Engenharia e Arquitetura, apresentando discutindo e experimentando algumas das melhores práticas e metodologias usadas na sua gestão, aumentando a probabilidade de seu sucesso.

PÚBLICO-ALVO

O curso de Gestão de Projetos é destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar na condução, planejamento, execução e controle de projetos na área de engenharia e arquitetura. É voltado para:

  • Gestores, coordenadores e líderes de equipes que necessitam aprimorar competências de planejamento, organização e acompanhamento de projetos.
  • Profissionais de áreas técnicas engenharia e arquitetura que executam atividades vinculadas a projetos e precisam de metodologias estruturadas para melhorar desempenho e resultados.
  • Analistas, assistentes e consultores que participam diretamente de etapas de planejamento, monitoramento, análise de riscos, custos ou cronogramas.
  • Empreendedores e empresários que buscam implementar projetos estratégicos, expandir negócios ou estruturar novos produtos e serviços.
  • Servidores públicos envolvidos no gerenciamento de programas, contratos, obras ou políticas públicas.

Estudantes e recém-formados interessados em ingressar na área de gestão de projetos e obter diferenciação profissional.

CARGA HORÁRIA

442 h/a

DURAÇÃO

12 meses

PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS

24/03/2026

MODALIDADE

Presencial

HORÁRIO DE AULAS

Segunda e quarta das 19:00 às 22:30, eventualmente às terças-feiras

INVESTIMENTO

Investimento com 30% de desconto para ex-alunos Fumec*:

12x R$ 590,33

18x R$ 417,17

24x R$ 330,59

À vista +10% de desconto: R$ 6.375,60

* Desconto válido para alunos que concluíram a graduação ou pós graduação na
Fumec.

Investimento com 20% de desconto para ex-alunos de outras Instituições Educacionais:

12x R$ 674,67

18x R$ 476,77

24x R$ 377,82

À vista +10% de desconto: R$ 7.286,40

Condições Especiais

30% (trinta por cento) de desconto sobre o valor bruto das mensalidades, durante todo o curso, incluindo a matrícula, para ex-alunos graduados e/ou pós-graduados pela Universidade FUMEC e empresas conveniadas.

20% (vinte por cento) de desconto sobre o valor bruto das mensalidades, durante todo o curso, incluindo a matrícula, para alunos graduados e/ou pós-graduados por outra IES.

*Valores sujeitos a alteração

Coordenação

Profissional com sólida formação acadêmica e ampla experiência em gestão, economia, planejamento. Graduado em Economia pela UFMG e Mestre em Economia pelo Cedeplar/UFMG. É Mestre em Gestão de Empresas pela Universitat de Les Illes Balears (UIB), Espanha, e Doutor em Análise e Organização do Espaço pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui ainda formação complementar em Gestión Internacional de Empresas de Alojamiento e Gestión de Empresas de Alojamiento y Restauración pela UIB. Atua como Professor e pesquisador na Universidade FUMEC e Professor na PUC Minas, desenvolvendo atividades acadêmicas nas áreas de gestão, finanças, planejamento e engenharia econômica. Foi também Economista e Pesquisador da Fundação João Pinheiro. Desempenha funções de liderança editorial como Editor da Revista Construindo e do Informe da Construção – CEEA/FEA/FUMEC. Exerce papel estratégico na governança universitária como Presidente do Conselho Fiscal da Universidade FUMEC. É Conselheiro da Associação Comercial de Minas Gerais, Membro do Conselho Estadual de Turismo de MG, Membro do Fórum Estadual de Turismo e integrante da Rede da Cadeia Produtiva de Turismo de Belo Horizonte. Atua ainda como consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. No setor privado, trabalha como consultor empresarial, com experiência na estruturação de processos e metodologias de gestão de projetos. Sua atuação profissional abrange as áreas de Gestão de Projetos, Engenharia Econômica, Finanças e Gestão Financeira, Contabilidade, Planejamento Regional e Urbano. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0623435447282781