Fotografia Contemporânea (Presencial)

Conheça seu curso

O movimento gerado pelos profissionais e pesquisadores da Fotografia em Minas Gerais e em todo o Brasil tem sido intenso com aumento de eventos como festivais, mostras, exposições, debates e premiações, dentre os quais podemos citar o Festival de Fotografia de Tiradentes, que está em sua 7º edição, o Festival Internacional de Fotografia (FIF), evento bianual que acontece em Belo Horizonte, entre outras iniciativas que têm movimentado as discussões em torno da Fotografia e gerado novas possibilidades de atuação nesse mercado que se amplia. Paralelamente, as feiras de equipamentos fotográficos em âmbito nacional apresentam novos produtos e novas tecnologias gerando ainda mais interesse pela prática fotográfica profissional.

Esse cenário traz novos desafios para os profissionais da fotografia e para aqueles que querem empreender suas próprias incursões no mundo das imagens, seja percorrendo caminhos conhecidos ou experimentando novos caminhos nesse universo.

Objetivo

O objetivo do curso é preparar profissionais da área de Fotografia e de áreas afins para uma compreensão mais ampla do fazer fotográfico, fomentar a reflexão e discussão sobre a imagem fotográfica na contemporaneidade, suas relações com a arte, a sociedade e a cultura, e sua importância nos vários contextos midiáticos.

Público-alvo

Graduados em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), Arquitetura, Arte, Design, Letras, Ciências Sociais e demais profissionais com interesse em pesquisa, conhecimento ou produção fotográfica.

Horário de aulas

Terças e quintas-feiras, das 19:00h às 22:30h. Eventualmente aulas aos sábados das 8h30 às 12h.

Status

Previsão de inicio em abril/2019. Inscrições e Matrículas Abertas!

Carga Horária/Duração

360h / 12 meses

Coordenação

Doutora em Comunicação Social pela UFMG (2016), mestre em Design pela UERJ (2007). Já atuou como fotógrafa freelancer para jornais e revistas de Belo Horizonte; tem experiência de 17 anos na docência de ensino superior, ministrando disciplinas ligadas à fotografia em programas de graduação e pós-graduação, além de experiência em atividades de pesquisa e extensão. Suas pesquisa atual está voltada para os regimes de sentido da imagem fotográfica e as relações entre arte, documento e memória.

dunya.azevedo@fumec.br

Outras formas de ingresso

Central de Atendimento FUMEC: 0800 0300 200

(Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200, bairro Cruzeiro - Belo Horizonte / MG. CEP: 30.310-190