FUMEC > Pós-Graduação > Especialização e MBA > MBA em Marketing Estratégico

Pós-Graduação Lato Sensu

MBA em Marketing Estratégico

O curso visa proporcionar conhecimentos atualizados sobre os conceitos e as práticas de Marketing, capacitando o aluno a formular e implantar estratégias eficazes e solucionar problemas organizacionais relacionados ao marketing

Certificado Conferido

Aperfeiçoamento em Administração, MBA em Marketing Estratégico, ministrado como Pós-graduação lato sensu, e Certificado de Extensão em Gestão Internacional.

Público Alvo

Participam do curso gestores de organizações e profissionais que atuam ou queiram ingressar e/ou atualizar-se nas áreas comercial, de vendas, de comunicação e de marketing, que sejam portadores de diploma de graduação superior.

Critérios de Seleção

Análise dos objetivos do aluno, da formação profissional e entrevista individual, se necessário.

Os cursos de Pós-Graduação da FUMEC possuem em sua grade uma disciplina denominada Módulo Internacional no Brasil, onde professores de Universidades renomadas no exterior são convidados a palestrar sobre temas importantes e atuais.*

Você Sabia

*Não aplicável a todos os cursos.

Coordenação do Curso

Alexandre Pires de Andrade

Possui graduação em Administração – Comércio Exterior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2007). Atualmente é professor da FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS, coordenador dos cursos MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Presencial), MBA em Finanças Corporativas e Controladoria (Presencial e EaD) e Mercado de Capitais e Relações com Investidores (Presencial).

E-mail: alexandrepires@fumec.br

Currículo Lattes

Silvana Chiaretto

Mestre em Administração pela Universidade Fumec, pós-graduada em Comunicação e Marketing pelo UNIBH e graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pelo Unicentro Newton Paiva. Leciona para as áreas de administração, gestão de pessoas, comunicação e marketing. Atualmente é coordenadora do curso de MBA em Gestão em Marketing Estratégico e professora dos cursos de pós-graduação da Universidade Fumec, do UNIBH e do Centro Universitário UNA. Leciona também na graduação da Faculdade Pitágoras. Exerce a função de orientadora de TCCs e artigos em todas essas instituições. Durante 23 anos atuou nas áreas de marketing e no mercado publicitário atendendo os principais clientes e agências de comunicação integrada do país. Tem experiência nas áreas de marketing, comunicação, estratégia competitiva, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e liderança e coaching.

E-mail:  silvana.chiaretto@fumec.br

Currículo Lattes

* A equipe de coordenação do curso pode sofrer alterações.

Investimento

Presencial

Valor do Investimento:

À Vista, com 10% de desconto – R$ 11.037,60

12 parcelas  -R$ 1.022,00

18 parcelas – R$ 724,50

24 parcelas – R$ 576,00

* Os descontos não são acumulativos.

banner-site-pos-interno

Curso disponível nas modalidades:

  • Presencial
  • EAD

Presencial

DURAÇÃO

9

MESES

VAGAS

35

ABERTAS

Status

Turma Semanal

Matrícula Encerrada

Quero me inscrever AGORA

Horários | Presencial -

Turma ENCERRADA:

 Semanalmente às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30

Excepcionalmente, podem ocorrer atividades e módulos em outros dias da semana.

* Os horários podem se alterar para algumas disciplinas.

Período de Realização

Início: 03 de Abril  de 2017 a Fevereiro de 2018.

Unidade Cruzeiro

Rua Cobre, 200 - Cruzeiro
Belo Horizonte / MG - CEP:30310-190

Unidade Funcionários

Rua Gonçalves Dias, 31 - Funcionários
Belo Horizonte / MG - CEP: 30.140-090

Ainda está na dúvida sobre qual Pós da Fumec você vai escolher?

A Universidade FUMEC oferece mais de 50 cursos de pós-graduação, por isso é uma universidade completa, da graduação ao pós-doutorado.

Dê o primeiro passo para cursar uma Pós-Graduação na FUMEC, uma universidade completa que tem 50 anos de reconhecimento do mercado.

Professores do curso

Silvana Chiaretto

Mestre em Administração pela Universidade Fumec, pós-graduada em Comunicação e Marketing pelo UNIBH e graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pelo Unicentro Newton Paiva. Leciona para as áreas de administração, gestão de pessoas, comunicação e marketing. Atualmente é coordenadora do curso de MBA em Gestão em Marketing Estratégico e professora dos cursos de pós-graduação da Universidade Fumec, do UNIBH e do Centro Universitário UNA. Leciona também na graduação da Faculdade Pitágoras. Exerce a função de orientadora de TCCs e artigos em todas essas instituições. Durante 23 anos atuou nas áreas de marketing e no mercado publicitário atendendo os principais clientes e agências de comunicação integrada do país. Tem experiência nas áreas de marketing, comunicação, estratégia competitiva, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e liderança e coaching.

E-mail:  silvana.chiaretto@fumec.br

Waldyr Dias Vieira Júnior

Disciplina: Geomarketing

Especialista em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC- MG; Formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda; Especialista em Gestão Estratégica em Marketing; Trabalha como Assessor de Comunicação na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais; Trabalha como Professor de Marketing na Unimóveis/Sindimóveis; Trabalhou por 3,5 anos como Gerente de Sucursal Minas Gerais da Porto Seguro Seguradora; Trabalhou por 7 anos como Coordenador Comercial da Sucursal MG da Porto Seguro Seguradora; Trabalhou por 4 anos como Superintendente Comercial da Minas-Brasil Seguradora (atual Zurich Seguros); Trabalhou por 4 anos como Gerente de Marketing da Minas-Brasil Seguradora (atual Zurich Seguros); Trabalhou por 1,2 anos como Coordenador de Marketing do Jornal Estado de Minas; Trabalhou por 5 anos como Atendimento Comercial em agências de propaganda (Asalux, Interage e Panorâmica);

Elizabeth Simões Lamounier de Freitas

Disciplina: Gestão de Produtos e Serviços

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela FEAD; Formada em Design de Interior pela FUMA; Outros Cursos: EaD – Ensino a Distância – FUMEC; Auditoria Interna – BVQI; PCTS – Programa de Certificação do Turismo Sustentável; Marketing no Varejo (Roger Blackwell) – Fórum Mundial de Marketing e Vendas/ SP; Matemática Financeira – CDL; Técnicas de Negociação – FIEMG e SENAI; Segredos do Sucesso em Vendas – Círculo dos Profissionais em Vendas. Curso Introdutório de Gerenciamento de Projeto – Project Service; Estilismo – Fany Littman. Coordenadora de Projeto da Converge – Empresa Júnior FUMEC/ FEA – Curso de Engenharia Ambiental; Professora na Pós-Graduação em Comunicação Estratégica na disciplina: Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Proprietária da ZeGna Consultoria, empresa de Consultoria de Marketing e Gestão Empresarial e Sustentabilidade, com trabalhos realizados para SEBRAE, Instituto Estrada Real, Ministério do Turismo, BID – Banco de Desenvolvimento, Instituto de Hospitalidade, além da SPEEDO Brasil, Pousada das Pedras, Casa do Marceneiro, Black Boots, entre outras.

Fernando Gilberti

Disciplina: Marketing: Pesquisa de Mercado e Inteligência de Marketing

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizonte; Formado em Administração, com Especialização em Marketing; Professor Titular na FUMEC, nos cursos de tecnólogo em Gestão de Marketing e Gestão Comercial. Professor de Pós-Graduação em diversas instituições de ensino de Belo Horizonte. Sócio/Diretor de Marketing e Projetos do Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estratégica; Possui experiência de 12 anos em  pesquisas de mercado e consultoria em inteligência de marketing, no Brasil e América Latina. Realizou mais de 500 estudos de pesquisas para diversas instituições do meio público e privado. Dentre os principais trabalhos destacam-se diversas pesquisas realizadas para: FIAT, AmBEV, Vale, SEBRAE, ALE Combustíveis, Usiminas, FDC – Fundação Dom Cabral, FGV – Fundação Getúlio Vargas, Liquigás, Petrobras, CEMIG, USP, UFRJ, UFMG, Governo Federal, Governos Estaduais (SP, MG, RJ, ES, dentre outros) e Diversas Prefeituras. Consultor  Especialista em Inteligência e Estratégia de Marketing.

Viviane Dias Loyola

Disciplina: Metodologia

Mestre em Sociologia e Antropologia pela UFMG; Graduação em Comunicação Social pela UFMG; Pós-graduação em Gestão de Negócios pela UFMG; Professora universitária, pesquisadora da relação mídia e consumo, consultora em projetos, estudante de psicanálise. Atuou na Fundação Mendes Pimentel (FUMP) como Assessora de Comunicação. Professora e Pesquisadora da Universidade Fumec, cursos de Pós e Graduação. Professora do curso de Administração e Engenharia, disciplina Sociologia, 2004, Faculdade Pitágoras de Ipatinga.

Maria Cristina Brasil Magnani

Disciplina: Gestão da Criatividade e Projetos

Mestre em Ciência da Informação pela UFMG; Certificada como Project Management Professional (PMP)® pelo Project Management Institute (PMI). Especialista em Engenharia de Software (IEC-PUCMINAS) e em Sistemas de Informação (UNA-CEPEDERH). Experiência na área de Tecnologia da Informação atuando por mais de 10 anos nas empresas BMS – Belgo Mineira Sistemas e MIP Engenharia, como Gerente de Tecnologia da Informação, Gerente de Projetos e Analista de Sistemas. Professora da Graduação e da Pós Graduação na Faculdade Pitágoras. Graduada em Engenharia Civil.

Briza Martins

Disciplina: Marketing digital e E-commerce

Mestre em Administração com ênfase em Marketing; Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação; Bacharel em Jornalismo e Relações Públicas; Ministrou disciplinas à distância de Marketing Político e Marketing Internacional (UniJorge/BA). Disciplinas presenciais: Marketing de Serviços (Faculdade Pitágoras) e Campanhas Eleitorais na Web (UNA). Professora Orientadora nos cursos de Marketing Político (UNA) e Administração (SENAC Sorocaba); Experiência na área de Comunicação, com ênfase em assessoria de comunicação, planejamento estratégico, comunicação organizacional, marketing político e eventos. Consultora estratégica e palestrante nas áreas de comunicação organizacional, redes sociais e marketing político.

Ana Maria Valle Rabello

Disciplina: Gestão de carreira

Mestre em Psicologia pela PUC Minas; Psicóloga Clínica com formação Psicanalítica; Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Coordenadora da Disciplina de Gestão de Carreiras dos Cursos de MBA da FUMEC;  Professora e orientadora de Projetos Aplicativos de Cursos de Especialização da Fundação Dom Cabral; Cargo público da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais onde coordena o Programa de Humanização e Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de carreiras, psicologia organizacional e do trabalho, gestão de pessoas, conflito e poder, psicossociologia e humanização.

Christian Manduca

Logística e Trade Marketing

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo; Formada em Economia com ênfase e Finança; Especialista Marketing; Professor de Pós Graduação nas instituições: IBMEC, Fundação Dom Cabral, BI International, PUC Minas, UNI-BH e FUMEC; Atuou como Diretor de Operações na M2M varejo de Franchising, Gerente de Key Account Coca-Cola/Heineken, Gerente Comercial e Trade Marketing na LBR – Lácteos Brasil. Palestrante e consultor nas áreas de Marketing, Trade e Shopper Marketing e Vendas. Fundador e Vice-Presidente do Minas Trade Marketing: Grupo de Profissionais e Trade Marketing, Marketing e Vendas. Fui Presidente da Associação de Lojitas do Shopping Del Rey BRMalls – Gestão 2013/2014 e Membro do conselho da Associação de Lojistas do Minas Shopping Gestão 2012/2013/2014.

Gernot Müller Júnior

Disciplina: Gestão de mercados competitivos

Mestre em Marketing pela PUC-RS; Profissional com mais de 20 anos de mercado; Especialista em Marketing (PUC-RS), Bacharel em administração (PUC-RS), Especialista em Desing Instrucional (UNIFEI-MG) tendo atuado na área comercial e de marketing em empresas multinacionais como SONAE e FIAT Automóveis e na área de comunicação e marketing de instituições de ensino. Experiência acadêmica como professor de cursos de graduação em instituições de ensino em Minas Gerais. Professor de cursos de Pós Graduação, coordenador e tutor de pós à distância, Coordenador de Curso Pós Graduação presencial. Sócio Diretor da empresa Buenos Müller Consultoria e Treinamento atuando como consultor nas áreas de marketing e comercial.

Tomás Lima de Carvalho

Disciplina: Direito do Consumidor e Mercado

Mestre em Direito Privado pela Universidade FUMEC; MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV-RJ; Graduado em Direito pela Universidade FUMEC; Advogado, sócio da banca Martins Carvalho e Santiago Advogados, com atuação profissional nas áreas que compõem o Direito Empresarial; Atuação em consultorias e assessoramento jurídico a empresas, notadamente acerca de questões relativas às Relações de Consumo e à aplicação da legislação consumerista. Professor do Curso de Pós-Graduação da Universidade FUMEC; Professor do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Minas Gerais; Palestrante e autor de livro, capítulos de livros e artigos científicos; Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI; Membro da Comissão de Tecnologia e Inovação da OAB/MG.

Fabiana Paula Moreira do Carmo Furtado

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo; Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo; Especialista em Gestão Estratégica de Marketing; Trabalhou por 3 anos como coordenadora de Pós Graduação na Faculdade Pitágoras;  Professora de Pós Graduação nas instituições: PUC Minas, FUMEC, Pitágoras, UNA e Estácio de Sá e de graduação na Facisa BH; Trabalhou como assessora de imprensa no IBGE responsável pelo Estado de Minas Gerais; Atuou como gerente de contas, na área Bancária, sendo também responsável por treinamentos e implementação de novos projetos em várias cidades do País; Participa de entrevistas e em programas de debate sobre diversos temas relacionados a pesquisas sociais, econômicas, demográficas e de educação corporativa.

Mary Aparecida Alvarenga

Mestre em Administração pela Universidade Fumec; Disciplina: Marketing interno e  endomarketing; Mestre em Administração pela Universidade Fumec; Formada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda; Formada em Administração de Empresas; Especialista em Gestão Estratégica de Marketing; Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Coorporativa; Trabalhou por 16 anos como coordenadora de Marketing e Pesquisa no setor moveleiro e de decoração; Lecionou na Graduação da PUC Minas; Presta serviços de consultoria na área de marketing.

Vinicius de Castro Scotta dos Passos

Disciplina: Ambiente de marketing: tendências, megatendências e modismos

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo; Diretor Financeiro da APIMEC-MG. Professor dos programas de especialização da Fundação Dom Cabral, Universidade FUMEC e da PUC-Minas entre outros; Formado em Administração de Empresas; Pós graduado em Qualidade, Produtividade e Estratégica; Trabalhou por 14 em funções de destaque em empresas como Companhia Siderurgia Tubarão (Arcelor), Telemar, Cemig e Vale;  Professor do preparatório para Certificação CPA-10, CPA-20, atuando em programas de desenvolvimento de Executivos e Conselheiros nas áreas de Governança Corporativa, Estratégia e Avaliação de Empresas no SICOOB-MG.Palestrante da Expomoney Belo Horizonte; Participa de entrevistas e em programas de debate sobre diversos temas relacionados a pesquisas sociais, econômicas, e de educação corporativa. Re recentemente entrevistado no programa Palavra Cruzada da Rede Minas, MG Acontece na Rede Bandeirantes , na Radio Inconfidência e Jornal O Tempo.

Vanessa Moreira

Disciplina: Inovação e Empreendedorismo

Mestranda em Gestão Empresarial pela Universidade Trás-os-Montes – Portugal; Formada em Comunicação Social, com Especialização em Gestão Estratégica de Marketing; Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação, Extensão e Idiomas da Faculdade Pitágoras – Unidade Contagem; Professora Titular na Faculdade Pitágoras – unidades Contagem e Barreiro, nos cursos tecnólogos em Gestão de Marketing, Gestão Comercial e Gestão de RH; Professor de Pós-Graduação na Faculdade Pitágoras – unidades Contagem e Barreiro; Sócio da CLAPZ! Soluções Criativas; Responsável pela gestão dos eventos do Programa Startups and Entrepreuneuship Ecosystem  Development – SEED do Governo do estado de Minas Gerais (2ª rodada/2014); Key Account Manager do projeto do Seminário Internacional de Liderança e Gestão, realizado em agosto de 2013 no Palácio das Artes com a presença de James Hunter dentre outros nomes de relevância no mercado internacional; Foi idealizadora da revista Guia de Eventos MG, publicação voltada para o fomento da área de evetos e turismo em Minas Gerais (2011); Possui experiência de 14 anos em Gestão de Eventos Corporativos e consultoria em Comunicação e Marketing; Dentre os principais trabalhos destacam-se a criação e desenvolvimento da assessoria de Comunicação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP/UFMG.

Marcelo Amaral

Disciplina: Negociação e tomada de decisão

Mestre em Marketing; Especialista em Marketing e Estratégia; Consultor e Professor nas áreas de Marketing e Vendas há 29 anos. Como Professor lecionou marketing, estratégia e vendas em cursos de MBA, especialização e graduação nas melhores business schools do país.

* A equipe de professores do curso pode sofrer alterações.

Uma universidade completa como a Fumec atrai os mais qualificados
professores e profissionais do mercado
para ministrar suas disciplinas, sempre
unindo teoria e prática para que o aluno da Pós-Graduação tenha
todo o reconhecimento do mercado.

Não perca a chance de aprender
com os melhores

Alguma dúvida sobre a
Pós-Graduação na Universidade FUMEC?

Ligue para o número (31) 3280-5000

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e sábado de 8h às 14h.