Dúvidas Frequentes

MEC

A pós-graduação lato sensu compreende cursos de especialização, com duração mínima de 360 horas, nos quais se incluem os cursos designados como MBA – Master of Business Administration. Diferentemente da pós-graduação stricto sensu, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

Os cursos de especialização têm por finalidade capacitar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades em áreas específicas do saber, incrementando a produção técnico-científica através de elaboração de Trabalho Final de Conclusão de Curso.

Lato Sensu: expressão em latim que significa “em sentido amplo”. Compreendem programas de especialização e os cursos designados como MBA. Estes cursos não fornecem um título de mestre ou de doutor ao estudante, e não dependem de autorização ou reconhecimento pelo MEC. São voltados ao aprimoramento acadêmico e profissional e com caráter de educação continuada.

Stricto Sensu: expressão em latim que quer dizer “em sentido restrito”. A expressão stricto sensu aplica-se aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos, indicados àqueles que querem aprofundar seus conhecimentos, visando à docência e pesquisa acadêmica.

Em termos de legislação, não há diferença. Os cursos de MBA emitem certificados em nível de especialização (pós-graduação lato sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso.

No MBA da Universidade FUMEC temos a disciplina Módulo Internacional, onde convidamos professores de universidades estrangeiras parceiras da instituição para ministrar o módulo versando sobre conteúdos atuais do mercado internacional.

Os portadores de diplomas de cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnologias) que atendam às exigências do público alvo do curso pretendido.

A Universidade FUMEC não recebe matrículas para os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, de candidatos portadores de diploma de nível superior (cursos sequenciais), respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Apenas Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação, nas áreas em que possuem competência, experiência e capacidade instalada.

Você pode consultar as instituições cadastradas no MEC pelo link : http://emec.mec.gov.br/

Sim. A FUMEC é recredenciada pela Portaria MEC nº 625, de 22 de julho de 2014, publicada no Diário Oficial da União, de 23 de julho de 2014 e seus cursos atendem às disposições da Resolução CES/CNE n.º. 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Os instrumentos legais que regem a pós-graduação lato sensu são:

– Lei nº 9.394/1996 ( LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação );

– Resolução CES/CNE nº 1/2007.

Os Cursos de Especialização ainda atendem à regulamentação própria de cada instituição de ensino.

Sim. Consulte nossa resolução de bolsas no link abaixo.

http://www.fumec.br/files/9414/9815/9957/manual-v6-BAIXA_RESOLUCAO.pdf

A inscrição deve ser realizada através do hotsite da pós-graduação lato sensu

pos.fumec.br

Após a inscrição a Pós-graduação Lato Sensu entrará em contato para tirar maiores dúvidas e solicitará sua autorização para realizarmos a matrícula. Ao recebermos a autorização será encaminhado um e-mail com os comprovantes de matrícula ( Contrato, Comprovante de Matrícula, entre outros ) para assinatura e o boleto da primeira parcela ( matrícula ) para pagamento.

O candidato fará juz à vaga após envio digitalizado dos comprovantes de matrícula, comprovante do boleto pago e envio dos documentos pessoais.

O aluno devidamente matriculado deve aguardar a confirmação da turma para iniciar o curso. Caso o curso não seja confirmado, devido o número mínimo de alunos necessários para viabilidade da turma, a Universidade devolverá integralmente o valor pago da parcela de matrícula em até 15 dias.

O prazo de inscrição e matrícula está condicionado ao número de vagas disponíveis até o início do curso.

Sim. É necessária a apresentação destes documentos, que comprovarão que você concluiu um Curso de Graduação. Você deverá assinar um termo de compromisso para entrega de cópia do diploma até o término do curso.

Sim. O aluno poderá cancelar sua matrícula, desde que oficialize seu pedido por meio de requerimento, respeitando as normas internas da Universidade e o contrato de prestação de serviço educacionais.

Sim, desde que as atividades dos cursos não sejam simultâneas.

Após o início do curso, você receberá um número de registro acadêmico e uma senha para acessar o SINEF – Sistema de Informação dos Negócios da FUMEC.

Após o início do curso, você pode solicitar os planos de ensino das disciplinas mediante requerimento no SINEF – Sistema de Informação dos Negócios da FUMEC.

Não existe o processo de transferência. Contudo, podemos analisar o que o candidato cursou com aprovação em outra instituição e a possibilidade de ingresso em alguma turma em andamento, com as devidas dispensas para dar continuidade nas demais disciplinas e concluir o curso.

Não. O corpo discente dos cursos de especialização da FUMEC é composto apenas por alunos regularmente matriculados nos mesmos.

Modalidade Presencial:

A avaliação do rendimento acadêmico será realizada por meio: atividades presenciais e/ou não presenciais (trabalhos, exercícios, atividades práticas etc.) e frequência.

São distribuídos 100 pontos. Considera-se aprovado o aluno que obtém presença nas aulas igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e Nota Final (em cada disciplina e no Trabalho de Conclusão de Curso) igual ou superior a 70 (setenta).

 

Modalidade EaD:

A avaliação do rendimento acadêmico será realizada conforme o seguinte critério:

– 40 pontos em atividades ( realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Podem ser atividades abertas ou fechadas )

– 60 pontos de uma prova ( realizada presencialmente em data definida no Manual do Curso entregue na aula inaugural e disponibilizada nas disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem )

São distribuídos 100 pontos. Considera-se aprovado o aluno que obtém Nota Final (em cada disciplina e no Trabalho de Conclusão de Curso) igual ou superior a 70 (setenta).

Sim. A viabilidade do curso está condicionada ao número mínimo de matriculados, que varia conforme as necessidades específicas (laboratórios e outros recursos) de cada curso.

EaD significa “Educação a Distância”. Caracteriza-se educação a distância o estudo 100% online com encontros presenciais apenas para a realização das provas e apresentação do TCC (trabalho de conclusão de curso).

Polo é uma unidade dedicada ao ensino à distância.

Não. Mesmo para os cursos EAD as provas são presenciais e devem ser feitas no local estipulado pela Universidade.

Enquanto o curso não inicia a segunda via do boleto deve ser solicitada na Seção de Ensino da Pós-graduação Lato Sensu, pelo telefone 3280-5000 ou pelo e-mail pos@fumec.br.

Após o início do curso, para emissão da 2ª via do boleto, você deverá acessar o SINEF – Sistema de Informação dos Negócios da FUMEC.

A Pós-Graduação Presencial é o modelo ideal para você que valoriza o networking, a interação face a face com professores e colegas, bem como a rotina e as vivências da sala de aula.

A Pós-Graduação EaD (Educação a Distância) é realizada 100% online, com encontros presenciais para realização das provas e apresentação do TCC.

A Pós-Graduação Semipresencial reúne as melhores características do ensino a distância e do presencial. Como a possibilidade de estudar no seu próprio ritmo de aprendizagem, onde e como quiser, e também, ampliar sua rede de relacionamento com colegas e professores nas discussões e estudos de caso.

Não. Você poderá escolher o curso de seu interesse, independente da área de formação da sua graduação. Entretanto, alguns cursos possuem público alvo restrito.

Na Pós-graduação Lato Sensu da Universidade FUMEC aceitamos a matrícula de alunos estrangeiros. Antes será necessário que nos envie o diploma da graduação e a cópia do documento pessoal para o e-mail pos@fumec.br. Faremos uma avaliação junto ao nosso Setor de Relações Internacionais e, sendo validado, autorizaremos a matrícula do candidato.


Central de Atendimento FUMEC:

0800 0300 200
(atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)

Rua Cobre, 200
bairro Cruzeiro
CEP: 30.310-190
Belo Horizonte / MG